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Registro de Óbito é o ato de atestar/registrar o falecimento de uma pessoa. Esse registro é comunicado a vários órgãos para cessar benefícios ou vínculos.

Local para registrar o óbito

O óbito somente pode ser registrado na cidade de falecimento ou na cidade de residência.

Atenção: As Carteiras de Identidade Funcional ou Passes Livre NÃO são aceitos como identificação.

Atenção: As Carteiras de Identidade Funcional ou Passes Livre NÃO são aceitos como identificação.


Documentos Aceitos

São aceitos como “Documentos de Identificação”, desde que original:

  • – Carteira de Identidade
  • – Carteira de Identidade Profissional (advogado, médico, contadores, etc…)
  • – Carteira Nacional de Habilitação
  • – Carteira de Trabalho Digital
  • – Certificado de Reservista
  • – Passaporte 

Documentos necessários

  • – Documento de Identificação do(a) declarante;
  • – CPF do(a) declarante;
  • – Documento de Identificação do(a) falecido(a);
  • – CPF do(a) falecido(a);
  • – Certidão de Nascimento do(a) falecido(a);
  • – Certidão de Casamento do(a) falecido(a);
  • – Certidão de Casamento com averbação de separação ou divórcio do(a) falecido(a);
  • – Certidão de Casamento com averbação de óbito do(a) falecido(a) —> se era viúvo;
  • – Título de Eleito do(a) falecido(a)
  • – DO (Declaração de Óbito) – via am;arela emitida pelo hospital/IML;


Falecido(a) que vivia em União Estável

Somente poderá constar o nome do(a) companheiro(a) no registro de óbito se apresentar:

  • – Escritura Pública de União Estável ou
  • – Sentença judicial de reconhecimento de União Estável

Informações necessárias que devem ser apresentadas por escrito no requerimento:

  • – Se o(a) falecido(a) deixou bens (sim ou não);
  • – Se o(a) falecido(a) era eleitor (sim ou não);
  • – Se o(a) falecido(a) deixou testamento (sim ou não);
  • – Se os pais do(a) falecido(a) são vivos ou falecidos;
  • – Naturalidade dos pais do(a) falecido(a);
  • – Endereço residencial do(a) falecido(a);
  • – Nome (primeiro nome) dos filhos vivos e falecidos do(a) falecido(a);
  • – Profissão do(a) falecido(a);
  • – Estado Civil do(a) falecido(a);
  • – Nome e cidade do cemitério onde o(a) falecido(a) será sepultado(a) ou cremado(a);
  • – Endereço residencial do(a) declarante;
  • – Contato do(a) declarante;