Registro de Óbito é o ato de atestar/registrar o falecimento de uma pessoa. Esse registro é comunicado a vários órgãos para cessar benefícios ou vínculos.
Local para registrar o óbito
O óbito somente pode ser registrado na cidade de falecimento ou na cidade de residência.
Atenção: As Carteiras de Identidade Funcional ou Passes Livre NÃO são aceitos como identificação.
Atenção: As Carteiras de Identidade Funcional ou Passes Livre NÃO são aceitos como identificação.
Documentos Aceitos
São aceitos como “Documentos de Identificação”, desde que original:
- – Carteira de Identidade
- – Carteira de Identidade Profissional (advogado, médico, contadores, etc…)
- – Carteira Nacional de Habilitação
- – Carteira de Trabalho Digital
- – Certificado de Reservista
- – Passaporte
Documentos necessários
- – Documento de Identificação do(a) declarante;
- – CPF do(a) declarante;
- – Documento de Identificação do(a) falecido(a);
- – CPF do(a) falecido(a);
- – Certidão de Nascimento do(a) falecido(a);
- – Certidão de Casamento do(a) falecido(a);
- – Certidão de Casamento com averbação de separação ou divórcio do(a) falecido(a);
- – Certidão de Casamento com averbação de óbito do(a) falecido(a) —> se era viúvo;
- – Título de Eleito do(a) falecido(a)
- – DO (Declaração de Óbito) – via am;arela emitida pelo hospital/IML;
Falecido(a) que vivia em União Estável
Somente poderá constar o nome do(a) companheiro(a) no registro de óbito se apresentar:
- – Escritura Pública de União Estável ou
- – Sentença judicial de reconhecimento de União Estável
Informações necessárias que devem ser apresentadas por escrito no requerimento:
- – Se o(a) falecido(a) deixou bens (sim ou não);
- – Se o(a) falecido(a) era eleitor (sim ou não);
- – Se o(a) falecido(a) deixou testamento (sim ou não);
- – Se os pais do(a) falecido(a) são vivos ou falecidos;
- – Naturalidade dos pais do(a) falecido(a);
- – Endereço residencial do(a) falecido(a);
- – Nome (primeiro nome) dos filhos vivos e falecidos do(a) falecido(a);
- – Profissão do(a) falecido(a);
- – Estado Civil do(a) falecido(a);
- – Nome e cidade do cemitério onde o(a) falecido(a) será sepultado(a) ou cremado(a);
- – Endereço residencial do(a) declarante;
- – Contato do(a) declarante;